"O Mundo Universitário" - Diana Meneses Costa

Diana Meneses Costa
Atualmente vivemos numa sociedade em que cada vez exige mais de nós, não só enquanto estudantes, mas também enquanto futuros trabalhadores e empreendedores.

A verdade é que o mercado Português e Mundial está cada vez mais competitivo e, nos dias de hoje, lutamos constantemente de forma individual ou coletiva para nos sobressair no meio de tanta informação e abundância de experiência de forma a alcançarmos um lugar confortável neste que é o grande mundo do trabalho.

Cada vez mais, a Universidade é vista como uma chave fulcral para abrir a porta do mercado de trabalho e do sucesso. Mas até que ponto é que os jovens sabem lidar com o mundo universitário?

A Universidade tem muito que se lhe diga. Não é um bicho-de-sete-cabeças como muitos imaginam mas também não é um mar de rosas. A Universidade significa, para a maioria dos recém-universitários, a entrada num mundo completamente diferente daquele que haviam vivido até então, deparam-se com a mudança de horários, de colegas e de cidade. Separam-se do aconchego que tinham todos os dias dos pais e são obrigados a ser independentes, a viver sozinhos, a aprender a cozinhar, a assumir responsabilidades e, o pior de tudo, aprender a lidar com a saudade. Mas, engane-se quem pense que na universidade só existem dois lados: ou o lado da borga e das farras, ou o lado do empenho e do estudo. Não!

Como em tudo na vida, também na Universidade existe um lado intermédio. É possível conciliarmos os convívios com os amigos, as noites de festas e as tardes passadas a tomar café, com a organização dos apontamentos e o estudo diário. O segredo é trabalharem e divertirem-se, há tempo para tudo. O segredo é sabermos viver, porque um bom profissional é mais do que o melhor aluno, é a pessoa que sabe viver para além de livros e cadernos, é a pessoa que para além dos estudos tem também experiências para contar e memórias infindáveis para mais tarde recordar.

Em jeito de conclusão, quero terminar com esta frase proferida pelo filósofo Confúcio: “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”.

Diana Meneses Costa

JS Lousada
in: TVS