Mário Soares sobre as Eleições Europeias

O PS sempre esteve acima de mim próprio


Alguns órgãos de comunicação social têm falado sobre mim nestes últimos dias, em que tenho sempre estado calado. Sobretudo a Direita.
Como os portugueses sabem, eu sou e nunca deixei de ser socialista. Assim serei até morrer. Para mim, o PS sempre esteve acima de mim próprio. Porque, em política, a meu ver, sempre se deve servir o partido e nunca se deve servir-se do partido. É o que a fundação que tem o meu nome tem feito ao homenagear todos os dirigentes já falecidos, muitos dos quais foram muito críticos a meu respeito.
Sempre abominei, como se sabe, a Direita, embora tenha amigos pessoais, mas não camaradas, como são todos os socialistas, que são de outros partidos e que respeito.
Vem isto a propósito dos últimos dias, em que se tem falado demasiado de mim. Em que estou a escrever e a preparar dois livros. Por isso não tenho falado. Mas não pense a Direita que estou com ela ou que me pode influenciar. Não pode. Estou e sempre estive com o PS. Ninguém pode pensar o contrário, nem ter dúvidas. O PS é o meu partido e sempre será. Sei que vai ganhar as próximas eleições. Mas mesmo que as perdesse – e não perde, ganha –, nunca deixaria de ser PS. Por isso escrevi no Diário de Notícias que o Partido Socialista vai ganhar e que vou votar PS.
Fundador do PS e ex-Presidente da República