Governo PSD/CDS recupera políticas que criticavam em José Sócrates



Com o anúncio da obrigatoriedade do Inglês no 1.º ciclo e o retomar das obras do Parque Escolar em 14 escolas; a promoção das viaturas elétricas; e com a simplificação administrativa apresentada por Paulo Portas, a coligação PSD-CDS parece estar a apostar em medidas que foram lançadas no período socrático e que foram amplamente criticadas pelos mesmos.

Ora veja-se. Segundo conta o Expresso Diário, em 2007, Nuno Crato criticava a exorbitância de valores que eram necessários investir com a Parque Escolar e suspendeu a medida. Agora, decidiu voltar a apostar na mesma e foi até com satisfação que anunciou o retomar das obras de 14 escolas.

Em 2005, tornar o inglês numa disciplina obrigatória no 1.º ciclo era uma das principais medidas da era socráticas, recorda a edição online do semanário português. No ano passado, Nuno Crato gerou polémica em voltar atrás com a medida, dando às escolas a possibilidade de definirem se queriam ou não tornar o Inglês numa disciplina obrigatória. Agora, o ministro da Educação e da Ciência volta a causar polémica ao dizer que irá tornar a disciplina obrigatória a partir do próximo ano letivo.

No que diz respeito aos carros elétricos, o PSD assim que chegou ao poder suspendeu e desdenhou a aposta socialista nestes veículos, tendo colocado na garagem os 17 veículos adquiridos por José Sócrates e, mais tarde, entregue os mesmos à PSP.

Agora, o ministro quer provar que qualquer pessoa, independentemente da sua atividade diária, pode usar um carro elétrico e o próprio decidiu que vai trocar o seu automóvel por um veículo elétrico.

Por fim, o Simplex, medida com a marca inegável de Sócrates, é agora retomado por Paulo Portas, com o objetivo de eliminar a legislação obsoleta ou desnecessária.

in: Notícias ao Minuto