Terá sido um mau fim-de-semana? Claro que não!

Tenho para mim que para algumas pessoas de Lousada, este foi um mau fim-de-semana.

Mau... Para aqueles que criticam tudo o que se faz na nossa terra;

Mau... Para aqueles que acham que nada do que é feito faz sentido;

Mau... Para aqueles que só querem o "Quanto pior, melhor";

Mau... Para aqueles que querem Lousada deserta, sem visitantes e sem o comércio envolvido nas atividades municipais, para depois terem alguma coisa para dizer e criticar.

Contudo, este foi um fim-de-semana verdadeiramente grandioso, tal como muitos outros que temos tido.

Depois de ser conhecido que temos o 11º Município mais transparente do país, tivemos em Lousada o Festival Internacional de Camélias que, para mau grado de alguns que sempre quiseram que este Festival corresse mal, obteve a maior afluência de sempre, com um dia de domingo digno de uma enchente de público para vislumbrar as belezas florais do nosso concelho.

O VIII Festival Internacional de Camélias, associado ao Fim de Semana Gastronómico, trouxe inúmeros visitantes e projetou, sem qualquer dúvida, o comércio e restauração local, havendo elogios de todos os quadrantes.

Mas nem só de Camélias foi feito o fim-de-semana. 

O Município continuou a Plantar Lousada com mais uma iniciativa na Casa de Juste. No domingo, com 52 voluntários, plantaram-se mais 330 árvores de 18 espécies diferentes entre as quais “carvalhos de diversas espécies, folhados, medronheiros, pinheiros-mansos, ciprestes, faias, tílias e liquidâmbares”. Já no sábado, na atividade BioLousada, construíram-se caixas-abrigo para morcegos e caixas-ninho para aves e levaram-nas consigo, para enriquecer os seus quintais e hortas com animais selvagens e serviços biológicos.

A AD Lousada levou a cabo a sua Gala, atribuindo prémios aos seus melhores e mais destacados membros com particular destaque para a homenagem ao Dr. Mário Fonseca.

Também não passou despercebido o rasgado elogio do Dr. Lourenço Pinto (Presidente da AF Porto), à Câmara Municipal de Lousada na pessoa do Sr. Presidente, referindo que “quem trabalha assim por Lousada, merece ser novamente eleito”.

Resumindo, este não foi um mau fim-de-semana. Foi sim um excelente motivo de orgulho para todos aqueles que amam verdadeiramente esta terra e lutam por mais e melhor. Parabéns ao Município e parabéns a todos os Lousadenses!



Rui Pereira

Presidente da JS Lousada (in: TVS)