"O desempenho de Pedro Machado tem sido amplamente positivo e isso tem que ser reconhecido pelos Lousadenses"


Depois de 24 anos à frente dos destinos de Lousada, o TVS entrevista Jorge Magalhães, atual Presidente da Assembleia Municipal e a exercer funções como Vice-Presidente da Entidade Turismo Porto e Norte de Portugal.

Jorge Magalhães - Presidente da Assembleia Municipal de Lousada
TVS – Deixou a Presidência da Câmara Municipal de Lousada há cerca de 3 anos, depois de um período em que liderou os destinos dos Lousadenses durante mais de duas décadas. Agora com uma visão mais distanciada no tempo e apesar de ser difícil avaliar o seu próprio trabalho, como define o seu trabalho e de quem o acompanhou entre 1989 e 2013 no Município de Lousada?
JM – Creio poder dizer que o nosso desempenho foi muito positivo. É muito comum ouvir relatos de pessoas que vivem em concelhos vizinhos a Lousada e que conheciam o que era a nossa terra antes de assumirmos os destinos do mesmo, referindo que a diferença pela positiva é extremamente notória. Aliás, os variadíssimos indicadores publicados e conhecidos traduzem de uma forma inequívoca o que referi e, tanto eu como todos os meus amigos Vereadores que me acompanharam de 1989 a 2013 ficamos de consciência tranquila e muito agradados com tudo aquilo que conquistamos em prol dos Lousadenses.

TVS – Como tem decorrido a sua atividade profissional, agora que se encontra a trabalhar fora do nosso concelho, exercendo funções na Entidade Turismo Porto e Norte de Portugal. Como caracteriza o potencial turístico da nossa região e de Lousada?
JM – Tem decorrido de uma forma muito positiva num setor em clara expansão e afirmação. A região Norte tem demonstrado grande vitalidade pelo que se mostra aliciante e motivante este trabalho a quem está envolvido no setor, os desafios com que se deparam e as respostas que somos capazes de proporcionar.
Lousada tem também seguido uma política que nos parece adequada, sobretudo sem descurar a perspetiva regional. Assim, o Município apesar de ter caraterísticas particulares e de as enfatizar nas suas próprias iniciativas e dinâmicas, assume uma atitude proactiva e global face ao Turismo, tal como acontece, por exemplo, com a Rota do Românico.

TVS – Na última edição do TVS do ano de 2016, entrevistamos o Presidente da CM Lousada - Dr. Pedro Machado em que este elogiou e afirmou que o Dr. Jorge Magalhães é uma referência para ele enquanto autarca e sempre se irá rever naquilo fez por Lousada. Que balanço faz do atual mandato do seu sucessor?
JM – O desempenho de Pedro Machado tem sido amplamente positivo e isso tem que ser reconhecido pelos Lousadenses.
Nestes últimos anos, os autarcas devem ter sido aqueles que, na gestão pública nacional, sentiram mais dificuldades dados os constrangimentos que eram impostos advindos do poder central.
Entendo o desempenho do Município de Lousada como extremamente positivo. Esta opinião não é apenas minha mas também é plasmada nas várias publicações a nível nacional, onde Lousada tem consecutivamente apresentado indicadores de grande relevo e que não são possíveis de serem desmentidos.
Além disto, este é o sentimento que vejo ser-me reportado quando sou abordado por inúmeros cidadãos de Lousada, mostrando-se satisfeitos com o atual caminho traçado por este executivo municipal de Pedro Machado e, portanto, resta-me concluir que contra factos não há argumentos. Em Lousada, estamos a ser liderados com competência, profissionalismo e visão futura.


TVS – Exerce atualmente as funções de Presidente da Assembleia Municipal de Lousada, sucedendo ao Dr. Mário Fonseca e, Pedro Machado disse ao TVS que contava com toda a equipa que o acompanha atualmente. Está disposto a aceitar recandidatar-se, liderando a lista do PS para a Assembleia Municipal?
JM – Quando essa questão me for suscitada, dentro dos prazos estatutariamente previstos, irei obviamente responder. Neste contexto é ainda cedo e seria pretensiosismo de minha parte dizer algo mais sobre o assunto.

TVS – Estando praticamente definidos os candidatos à liderança da Câmara Municipal de Lousada, o que espera deste novo confronto eleitoral que se avizinha para Outubro?
JM – Sinceramente espero que o debate de ideias e projetos possa acontecer num tom de respeito e com elevação.

TVS – Dada a sua longa experiência política, acreditou na possibilidade de António Costa formar governo com o apoio parlamentar do PCP, BE e Verdes?
JM – No início, tal como muita gente, nunca estive muito convicto da assertividade e pertinência desta solução governativa e, na altura, provavelmente teria optado por outra solução.

TVS – Como avalia o trabalho de António Costa neste primeiro ano de mandato?
JM – Apesar de algumas situações que podem ser vistas como menos conseguidas, penso que a maioria dos Portugueses estará hoje bastante mais satisfeito com o desempenho do atual governo comparativamente com o anterior e julgo que se poderá dizer que os aspetos positivos desta solução são exponencialmente superiores aos negativos como temos notado com a diminuição do desemprego, défice e cumprimento de uma série de medidas prometidas por António Costa.

TVS – Durante os seus mandatos como autarca, teve que trabalhar com o governo liderado por António Guterres. Do que conhece do ex Primeiro-Ministro, o que espera do exercício das suas novas funções como Secretário-Geral da ONU?
JM – Comungo daquilo que já foi dito por inúmeras personalidades relevantes da sociedade Portuguesa sobre a eleição do Eng. António Guterres para Secretário-Geral da ONU. É o Homem certo para o lugar certo. É um Homem com um percurso pessoal e políticos que atestam bem a sua capacidade para ocupar o lugar, nomeadamente quando tem que colocar à prova a sua capacidade de diálogo, consensos, experiência Humanitária, verticalidade e solidariedade.

TVS – Há alguma mensagem que deseje enviar aos Lousadenses?
JM – Quero referir apenas que devem ter sempre a perceção que Lousada é um excelente Município para viverem.