"Marques Mendes elogia António Costa"

MM

"No seu espaço de spin na SIC, o barão do PSD afastou o cenário de crise política artificialmente criado pela direita parlamentar e elogiou António Costa pela forma como conduziu a polémica questão das sanções. Marques Mendes destaca aquilo que considera ser uma “tripla vitória”: em primeiro lugar, o facto de estar definitivamente afastado o cenário de sanções, não havendo sequer, na sua opinião, danos de reputação para o país. Em segundo lugar, o facto da Comissão Europeia ter “suavizado” a meta do défice imposta ao nosso país, que longe dos habituais 3%, passou da exigência dos 2,2% para os 2,5%. Em terceiro e último lugar, Marques Mendes destaca o facto dos custos da recapitalização da Caixa não entrarem nas contas do défice para o ano corrente. Uma “tripla vitória” de António Costa, partilhada, no entendimento do comentador, com Marcelo Rebelo de Sousa, que elogia o entendimento constante e coerente entre os dois governantes:
Disseram a mesma coisa do princípio ao fim. Fizeram diligências onde tinham que fazer e portanto, evidentemente que tiveram o prémio no final. São vitoriosos, isto é indiscutível. Não é uma questão partidária, é objectiva.
Marques Mendes refere ainda que a oposição sai derrotada, uma “derrota desnecessária” na medida em que PSD e CDS-PP fizeram de tudo para tentar colar a culpa pelas sanções ao governo pelo que, após o desfecho, a retórica destes mesmos partidos legitimou o “conseguimento” de António Costa. Em jeito de conclusão, o comentador e potencial próximo presidente da República aconselha a oposição a ir a banhos para esfriar a cabeça e se libertar do papel de mensageiros da desgraça, no qual se terão especializado. Bem sei que com Marques Mendes todo o cuidado é pouco, mas devo admitir que desta vez estamos em sintonia. Deve ser do apelido."

in: Aventar