Juventude Socialista de Lousada reitera necessidade de aumento de efetivos da GNR

A Juventude Socialista de Lousada, no seguimento das ações que tem levado a cabo de forma a promover o aumento do número de efetivos da GNR em Lousada, enviou novo ofício dirigido à Ministra da Administração Interna, no sentido de uma vez por todas, avaliar e resolver com urgência esta situação.
Lousada possui apenas um Posto Territorial da GNR que presta cobertura a uma área de 96,1km2 e 47217 habitantes (censos 2011), sendo que, para isso, tem apenas 35 membros efetivos - número que não tem sofrido acréscimo nos últimos concursos de recrutamento. 
Este problema foi-se tornando evidente ao longo dos anos, tendo sido ultrapassado devido ao empenho por parte dos profissionais deste posto mas, nos últimos tempos, este tem-se revelado insuficiente. De acordo com o Comando Distrital, o número da média e grande criminalidade tem vindo a aumentar, nomeadamente no que toca a furtos/roubos a residências e bens móveis e o flagelo nacional da violência doméstica. 
A 27 de Novembro de 2011, a JS Lousada recebeu do Ministério da Administração Interna, na altura liderado pelo Ministro Dr. Miguel Macedo, o ofício 12101/2011, que assume a necessidade do reforço de efetivos e afirma que esta situação seria tida em conta no recrutamento de 2012, enviando novos elementos para o posto de Lousada.
Ora, no contacto que fizemos com o Comando Distrital observamos que esta promessa não foi cumprida, encontrando-se em falta até aos dias de hoje.
Por esse motivo, contactamos novamente o Ministério da Administração Interna (29.07.2015) e continuaremos a interceder através dos vários mecanismos que nos forem possíveis para vermos cumprida esta promessa do governo que nos foi feita por parte do Governo de Passos Coelho.

Eduarda Ferreira

Presidente da JS Lousada
in: TVS