A cultura, a obra e o rigor.

Cultura s.m – “desenvolvimento de certas faculdades através da aquisição de conhecimentos; educação; conjunto dos conhecimentos adquiridos que contribuem para a formação do indivíduo enquanto ser social; saber; conjunto de costumes, de instituições e de obras que constituem a herança de uma comunidade (…)” (infopédia)

Este mês, no momento em que a agenda municipal me foi entregue, senti um especial orgulho quando a desfolhei. Para além da sua imensa qualidade gráfica, senti o revolver de um fulgor que detenho em mim - o orgulho de ser Lousadense.
A vitalidade e jovialidade da alma que é inata a este povo. Povo do Norte, povo de trabalho e de vivências rígidas, mas que transporta em si mesmo um imenso sorriso no rosto. Pois bem, mas não nos percamos nestes meandros. Aconselharia, porventura, o leitor a desfolhar, como eu fiz, as páginas da nossa agenda municipal ou até, em alternativa, o sítio da internet da Câmara Municipal de Lousada.
Depois desse exercício, nada mais precisaria de ser dito. Mas pautarei pela transparência e por isso dedico este artigo a uma sintética incursão pelas atividades culturais que têm sido desenvolvidas pelo município e ao qual, desde já, não posso deixar de parabenizar, na pessoa do Dr. Pedro Machado.
Falo-vos das noites acústicas, do videomapping seguido do concerto dos The Gift em comemoração do Ano Municipal do Desporto, das inúmeras atividades e formações que se desenrolam na biblioteca municipal. Falo-vos do Vila 2015 – o festival da juventude que surgiu após ter sido o projeto vencedor no Orçamento Participativo Jovem e de toda a agenda que nos espera nos próximos dias, em particular o concerto dos Dead Combo, que não posso deixar de destacar.
É pois, com particular agrado que vejo as infinitas possibilidades que o município oferece a toda a população e, em particular, aos jovens.
Torna-se, por tal facto, desnecessário procurarmos atividades em outros centros culturais, porque Lousada emerge como um deles, rejuvenescida e singular na sua oferta, preocupada com a sua camada juvenil e com a aposta na educação, na cultura e no desporto. Tal é revelador de uma imensa sensibilidade social e educacional, que nos enche o peito de orgulho por podermos trazer até ao nosso concelho os amigos de cá e os de longe, que nos deixam, levando com eles uma inveja saudável por nós vivermos num local tão rico na sua oferta cultural.
Há muito que o investimento em obras e em valores me deixa com a esperança renovada de ver Lousada como um dos concelhos em que melhor se vive – e tem já provas dadas de que o é – basta atentar nas notícias que de tempos a tempos sobressaem. Mas o investimento cultural é aquele que, por mais efémero que pareça, por não ser visível aos olhos depois do seu término, permanece eterno dentro de nós e nos obriga a crescer.
A crescer levando connosco uma bagagem para a vida – o conhecimento.

Porque afinal, em Lousada, a festa, a obra, o rigor e a inovação continuam. E felizmente que assim é.


Eduarda Ferreira
in: TVS