Intervenção (2ª) na Assembleia Municipal de 30 de Abril de 2015.




Minhas senhoras e meus senhores,
Dos mapas de prestação de contas de 2014, “balanço” e “demonstração de resultados”, podemos retirar as seguintes conclusões:
- Verificou-se um elevado grau de execução da despesa e da receita correntes, o que revela o cuidado na elaboração dos documentos previsionais.
- Continua a ser cada vez maior a fatia da receita corrente a financiar a despesa de capital.
- A cobertura das despesas pelas receitas internas e receitas próprias apresenta valores superiores aos do ano anterior, o que revela uma maior capacidade de gerar receitas próprias indiciando uma boa capacidade de financiamento interno e portanto um satisfatório grau de independência.
- As vendas de bens e prestações de serviços mantiveram sensivelmente o mesmo nível.
- O peso das despesas com o pessoal nas despesas correntes, diminuiu cerca de 3 pontos percentuais.
- Houve continuidade da evolução favorável da “estrutura dos capitais próprios”.
- A “autonomia financeira” continua a situar-se na ordem dos 60%.
- Verificou-se uma diminuição apreciável dos empréstimos bancários de médio e longo prazo.
- Confirma-se a tendência de descida, ao longo dos últimos anos, do nível do endividamento líquido e do passivo exigível líquido.
- Mantém-se um bom nível do valor da liquidez geral bem acima do valor de 1, que é o valor que garante o cumprimento de todos os compromissos de curto prazo, isto é, a um ano.
Por todas estas razões e de acordo com o parecer do ROC (Revisor Oficial de Contas), o Grupo Municipal do Partido Socialista, vai votar favoravelmente pela aprovação dos referidos documentos.
Muito obrigado.