António Costa e o Expresso


O Expresso não tem poupado António Costa (imagem roubada aqui). Não é surpresa, já que, sendo o director, Ricardo Costa, irmão do líder do PS a demarcação surgiria fatalmente. Aliás, Francisco Balsemão costuma dizer que quando foi primeiro-ministro o Expresso não poupou o seu governo.
É certo que António Costa não tem culpa de ser irmão do director do Expresso que até pôs o lugar à disposição quando António Costa foi eleito líder. Foi reconfirmado pela administração, como era inevitável porque também ele não tem culpa de ter um irmão político.
Tudo isso pode ser natural num país onde somos poucos e é fácil encontrar um parente ou um amigo ao virar da esquina. Mas convém não exagerar na demarcação. Porque a independência do jornalismo é como a justiça do tribunal. Nesta, aplicar a justiça não é necessariamente condenar. Pode ser absolver.  No jornalismo, a independência não  se traduz necessariamente em notícias ou comentários adversos. Se não podem ou não devem ser favoráveis, pelo menos que sejam neutros.
A propósito: na edição deste sábado do caderno principal do Expresso, o SMS de António Costa para o director-adjunto, João Vieira Pereira, é referido em sete páginas, sendo numa delas em dois textos. No caderno de Economia, é referido numa página. No total,  nove peças fazem referência ao SMS, apenas num caso com tom  positivo, por sinal numa carta de um leitor.

in: https://vaievem.wordpress.com/2015/05/09/antonio-costa-e-o-expresso/