"Organizem-se!" - artigo de João Correia (TVS)

João Correia
Há uma anedota muito conhecida sobre como alguém, no meio de uma rebaldaria, grita vezes sem conta “Organizem-se!”. Para lá do ridículo da anedota, há a atual situação vivida no seio da Coligação “Lousada Viva”, a qual deambula, “sem Rei nem Roque”, pelo meio deste deserto eleitoral, enquanto o Partido Socialista demonstra o seu vigor e uma clara renovação de ideias.

A verdade é que, por mais que tente, Agostinho Gaspar não tem sido capaz de organizar e centrar as suas hostes, algumas delas sedentas de protagonismo, como é o caso de alguns vereadores da Coligação. E o “organizem-se” é, aqui, claro…

Nas reuniões de Câmara, temos tido comportamentos completamente distintos na Coligação PSD/CDS. Uns votam contra o acordo obtido entre a CM Lousada e as Juntas de Freguesia mas os outros vereadores da Coligação, abstêm-se. Na Assembleia Municipal, por seu turno, a Coligação vota favoravelmente (com uma abstenção). Totalmente contrário aquilo que os “seus líderes” fizeram na Reunião de Câmara (???).

Assim, sobre um único e mesmo assunto, os representantes da Coligação “Lousada Viva” tiveram três opções diferentes (favor, abstenção e contra), relativamente a um documento que não sofreu qualquer alteração desde o momento a que foi colocado, pela primeira vez, em votação.

Nunca vimos nada igual! Ficará certamente para a história!

Isto demonstra, em política, ou uma luta de guerrilha com as lideranças da Coligação (alguém quer a “cabeça” da dupla Leonel/Gaspar) ou, então, uma inexplicável falta de organização política.

Não há quem “mande”, dizem alguns, desabafando. Há muita gente a querer “mandar”, dizem outros.

Como é óbvio, no meio de tudo isto, existe um claro alheamento político de Leonel Vieira (compreensível depois de duas majestosas derrotas eleitorais, contra dois adversários distintos).

Este facto, aliado à excelente prestação de Pedro Machado na Presidência da CM Lousada, facto que tanto tem incomodado a Coligação PSD/CDS, não deixará igualmente de se constituir como uma das razões para o facto de a Coligação Lousada Viva e os seus membros terem posições diferentes sobre o mesmo assunto…


in: TVS