Lousada tem a menor dívida total e por habitante, diz o Portal da Transparência Municipal

O Portal da Transparência Municipal foi apresentado, esta terça-feira, pelo ministro-adjunto de Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro. O governante diz que o projecto vai permitir aos cidadãos conhecer a realidade concreta dos municípios e que se trata de "um instrumento que vai melhorar a qualidade da nossa democracia e os processos de democratização".




Não permitindo elaborar um ranking global dos municípios mais e menos endividados, o Portal da Transparência Municipal permite conhecer a dívida de todas as autarquias.

Depois de Paços de Ferreira a que tem maior dívida é a de Paredes, que atinge quase 69 milhões de euros. Pouco abaixo, com uma dívida total de mais de 60 milhões de euros está a Câmara de Valongo. Penafiel devia, em 2013, cerca de 28,6 milhões de euros, e Lousada surge como a menos endividada, ainda assim com 15,9 milhões de euros de dívida total.

Já se olharmos à dívida por cada habitante, a pior situação está em Fornos de Algodres. É lá que estão os munícipes mais endividados do país, sendo a dívida camarária por pessoa de 6.627 euros. Quando a média nacional de endividamento per capita ronda os 893 euros, Paços de Ferreira fica bem acima desse valor. Cada pacense tem, virtualmente, uma dívida de 2.104 euros. Todos os outros municípios da região ficam abaixo da média do país. Em Paredes, cada habitante deve cerca de 780 euros, um valor que desce para os 632 euros em Valongo. Em Penafiel e Lousada a dívida por habitante é menos elevada, rondando os 398 euros no primeiros e os 334 euros no segundo. 



(informação e gráfico retirado do jornal Verdadeiro Olhar)