Orçamento Participativo Jovem: Lousada dá voz aos Jovens

Foi apresentado na Escola Secundária de Lousada, a recente aposta para a juventude da CM Lousada e uma das promessas eleitorais de Pedro Machado – Orçamento Participativo Jovem.

Num auditório repleto de alunos, o Presidente da CM Lousada apresentou o novo programa municipal e lançou o repto aos jovens presentes, para que, em colaboração com o executivo municipal, trabalhem juntos no sentido de efetivar os seus principais anseios e necessidades.

Até 15 de setembro, os jovens Lousadenses são desafiados a apresentarem propostas/projetos inovadores e que se revistam de um elevado interesse público, em particular, respondendo às necessidades da população desta faixa etária.

Perante esta iniciativa, o mandato de Pedro Machado inicia com o cumprimento de uma série de promessas que visam aproximar os jovens e também a generalidade dos cidadãos, do executivo municipal, lançando assim uma marca importante de proximidade junto dos Lousadenses.

Este exemplo tem sido demonstrado com o sucesso das Presidências Abertas, onde se procede a uma auscultação intensiva, freguesia a freguesia, respondendo às necessidades da população e ainda, com o projeto levado a cabo no último sábado, “Pequenos Deputados, Grandes Ideias”, onde alunos do primeiro ciclo apresentam as suas ideias e questionam o Presidente da CM Lousada sobre a gestão municipal e principais iniciativas, simulando uma Assembleia Municipal.

O Orçamento Participativo Jovem, dando continuidade ao trabalho dos anteriores mandatos, transmite um espírito renovado de governação municipal, ainda mais perto dos jovens, dando-lhes oportunidades de se exprimirem e apresentarem propostas junto da classe política local.

Numa altura em que tem existido no nosso país um claro afastamento entre a política e a juventude, esta iniciativa é um marco importantíssimo na vida Lousadense – Os Jovens serão ouvidos pelo Presidente de Câmara e restante executivo, podendo desta forma elaborar projetos em conjunto.

Dar voz aos jovens, promover a sua proatividade, derrubar barreiras entre políticos e restante população, são baluartes deste executivo. Desta forma, trabalha-se na prossecução da melhoria das condições de vida e fixação da população jovem, promoção do seu dinamismo e irreverência.

Com 25 mil euros à disposição, o Orçamento Participativo Jovem pretende ser o veículo promotor de ideias e projetos que fazem falta à juventude Lousadense.

Será certamente um sucesso para o concelho de Lousada.

“Tu escolhes o futuro de Lousada!”