Jantar Comemorativo do 25 de Abril


O Partido Socialista e Juventude Socialista convida V. Exª, família e amigos a participar no jantar comemorativo do “25 de Abril”, que se vai realizar na segunda-feira, 24 de Abril, pelas 20 horas, na Quinta da Pousada em Lodares.

O sucesso dos encontros realizados no passado, que se têm afirmado como local de confraternização e convívio entre militantes e simpatizantes do PS de Lousada, leva-nos a promover, novamente, um jantar comemorativo.

Apelando à participação de todos informamos que dado a capacidade do espaço as marcações devem ser efectuadas impreterivelmente até ao dia 15 de Abril, para os seguintes contactos: (96.5103365 / 91.6018731).

Cada participante deve contribuir com 15 cravos para este jantar comemorativo da Revolução de Abril.


Certos da vossa participação.



Saudações Socialistas

A Comissão Política do PS Lousada

As “bandeiras” de Lousada

Como lousadense jovem que sou causa-me certa preocupação ler opiniões de alguns conterrâneos que ficam consternados com a crescente atividade cultural da nossa terra. Pois que à falta de uma crítica construtiva decidem ficar amuados por Lousada ter muitas “bandeiras”.

Decidiram que agora era tempo de Lousada voltar atrás e ser uma vila amorfa, monótona e comodista, que deve primar pela reduzida atividade cultural e social e centrar-se numa só vertente, numa espécie de caminho único custe o que custar, mesmo que não agrade a toda a camada populacional. 

(Engraçado depois é ver que os mesmos que criticam são os que depois acabam por fazer capa de facebook do Festival das Camélias, tão fortemente criticado.)

Mas voltemos ao essencial.
Felizmente, Lousada, hoje, tem o Rally de Portugal, tem as camélias, tem um tecido empresarial em crescimento, tem as Grandiosas, tem grandes vitórias no desporto, tem forte atividade cultural para todas as idades, tem eventos de cariz ambiental… E poderia continuar. Não entendo o porquê de nos fixarmos num objeto se com diversos eventos se pode chamar não apenas um público-alvo mas abranger diferentes idades, homens, mulheres e crianças, lousadenses e visitantes, que se vão desenvolvendo social e culturalmente de acordo com aquilo que são as suas preferências. 

A crítica para ser válida devia ser fundamentada e construtiva. Poderíamos até pensar em outras cidades e tentar perceber se estamos a passar ao lado de alguma política-maravilha que faz as cidades crescerem exponencialmente apenas com base num único foco turístico. 

Ora bem, foquemo-nos no Porto que foi novamente eleito como melhor destino europeu. Tem o Rally da Boavista, tem a Casa da Música, tem Serralves, tem o F.C.P, tem as caves do Vinho do Porto, tem a francesinha… olhando para o melhor exemplo do turismo já por aqui se vê que “bandeiras” únicas não são sinónimo de assertividade e fórmula mágica de sucesso. 

Convenhamos, meus caros, quem tem saudades de uma vila deserta e com falta de atividade, ou não vive neste século ou não sabe bem para que lado “disparar”.

A mim o que me faz confusão é ver falta de progresso e gente tacanha. 



Eduarda Ferreira

Terá sido um mau fim-de-semana? Claro que não!

Tenho para mim que para algumas pessoas de Lousada, este foi um mau fim-de-semana.

Mau... Para aqueles que criticam tudo o que se faz na nossa terra;

Mau... Para aqueles que acham que nada do que é feito faz sentido;

Mau... Para aqueles que só querem o "Quanto pior, melhor";

Mau... Para aqueles que querem Lousada deserta, sem visitantes e sem o comércio envolvido nas atividades municipais, para depois terem alguma coisa para dizer e criticar.

Contudo, este foi um fim-de-semana verdadeiramente grandioso, tal como muitos outros que temos tido.

Depois de ser conhecido que temos o 11º Município mais transparente do país, tivemos em Lousada o Festival Internacional de Camélias que, para mau grado de alguns que sempre quiseram que este Festival corresse mal, obteve a maior afluência de sempre, com um dia de domingo digno de uma enchente de público para vislumbrar as belezas florais do nosso concelho.

O VIII Festival Internacional de Camélias, associado ao Fim de Semana Gastronómico, trouxe inúmeros visitantes e projetou, sem qualquer dúvida, o comércio e restauração local, havendo elogios de todos os quadrantes.

Mas nem só de Camélias foi feito o fim-de-semana. 

O Município continuou a Plantar Lousada com mais uma iniciativa na Casa de Juste. No domingo, com 52 voluntários, plantaram-se mais 330 árvores de 18 espécies diferentes entre as quais “carvalhos de diversas espécies, folhados, medronheiros, pinheiros-mansos, ciprestes, faias, tílias e liquidâmbares”. Já no sábado, na atividade BioLousada, construíram-se caixas-abrigo para morcegos e caixas-ninho para aves e levaram-nas consigo, para enriquecer os seus quintais e hortas com animais selvagens e serviços biológicos.

A AD Lousada levou a cabo a sua Gala, atribuindo prémios aos seus melhores e mais destacados membros com particular destaque para a homenagem ao Dr. Mário Fonseca.

Também não passou despercebido o rasgado elogio do Dr. Lourenço Pinto (Presidente da AF Porto), à Câmara Municipal de Lousada na pessoa do Sr. Presidente, referindo que “quem trabalha assim por Lousada, merece ser novamente eleito”.

Resumindo, este não foi um mau fim-de-semana. Foi sim um excelente motivo de orgulho para todos aqueles que amam verdadeiramente esta terra e lutam por mais e melhor. Parabéns ao Município e parabéns a todos os Lousadenses!



Rui Pereira

Presidente da JS Lousada (in: TVS)