As “Boas Contas” do Município de Lousada

Com a publicação de mais um Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, é possível que todos os cidadãos Portugueses tenham conhecimento efetivo acerca da prestação das contas dos seus Municípios.

Lousada não foi exceção e no seguimento de vários anos, os excelentes resultados económicos são novamente repetidos.

É certo que para alguns, a publicação do Anuário foi um autêntico “murro no estômago” já que se começava a alinhar uma estratégia insana, repetitiva e não fundamentada em dados financeiros, que a Câmara Municipal de Lousada estaria “hipotecada” e que todos os empréstimos só seriam pagos daqui a muitos anos, empurrando os problemas para a frente.

Aguardei serenamente que, com a publicação destes documentos, algumas pessoas viessem dizer publicamente que se enganaram, induziram os Lousadenses em erro e que tinham afirmado algo que era falso. Mas não, o vigor com que apregoavam o caos financeiro da CM Lousada, foi novamente substituído por um silêncio ensurdecedor.

Vamos então a factos.

Lousada é dos concelhos com uma das maiores descidas do IMI, maior investimento (cresceu mais de 40%) e com melhores resultados económicos.

Dirão alguns que não é possível investir mais, reduzindo impostos e apresentar melhores resultado económicos. É possível sim! E isso não é uma interpretação política ou económica, dependente de quem analisa. É um facto.

Perante isto, que tem a dizer aqueles que recusam esta visão? Tem dados objetivos para provarem o contrário? Se tem, manifestem-se por favor.

Mas como certamente não tem nada a acrescentar, fica ainda outro dado de registo e que acaba com outra teoria de que o PS estaria a “hipotecar” o futuro do Município de Lousada.

Desde 2013, o Município de Lousada tem cumprindo fielmente os seus compromissos com a banca, de forma a liquidar, dentro dos prazos previstos, a sua reduzida dívida – a mais baixa da região - menos de metade da dívida de Penafiel e apenas 20% da dívida de Paredes ou Paços de Ferreira. Até à presente data e só neste mandato, o Município de Lousada liquidou mais de 5 milhões de euros, ou seja, bem mais do que o valor que pediu para conseguir proceder a investimentos fundamentais no concelho – requalificação da rede viária, requalificação do parque desportivo e iluminação LED.

Outra das críticas que se ouvia estava relacionada com o alegado desinvestimento da autarquia e que esse só existe “no último ano de mandato”. O Anuário Financeiro expõe e demonstra que o investimento promovido pelo Município de Lousada aumentou cerca de 40% em 2015, ou seja, precisamente a meio do mandato.

Assim sendo e em resposta às afirmações que os “investimentos só são feitos no último ano do mandato”, que se “está a hipotecar a Câmara” e que “a dívida não diminui, mas sim aumenta”, podemos constatar que, com base em documentos isentos e oficiais, vemos que o investimento aumentou quase 40% a meio do mandato, a liquidação de empréstimos neste mandato é superior à sua contratualização e a dívida tem diminuído de forma constante ao longo dos anos, ficando cada vez mais reduzida. Por estes e outros motivos é que Lousada apareceu entre os municípios com melhores índices financeiros do país.

É claro para todos que Lousada é um Município de Boas Contas e não adianta diabolizar o discurso.
Acima de tudo, estes factos são excelentes indicadores para os cidadãos de Lousada.

Nelson Oliveira
in: TVS