Reabilitar o PROJETO EUROPEU

David Cunha


Brexit, muitas discussões se tem gerado, se é uma boa ideia ou não, o futuro dirá, mas algo que não podemos fugir é a obrigação de repensar o atual projeto da União Europeia. 

Está na altura dos senhores(as) como o Junker, Donald Tusk, Angela Merkel e Martin Schulz entre outros, analisarem que os caminhos que estão a traçar, não podem continuar a ficar com lacunas por preencher e com desvios constantes em prol de duvidosos interesses que só agradam a uma minoria. Se estes chefes políticos não o entenderem e trabalharem para reestruturar o projeto europeu, haverão provavelmente outros referendos. 

Como Europeísta que sou, preocupa-me o facto de muitas estratégias com boas intenções simplesmente fracassarem. Preocupa-me o facto de não estarmos a dar uma boa resposta à crise de refugiados, o facto de a diferença económica dos países europeus ser completamente desproporcional quando deveríamos funcionar como uma super economia, preocupa-me a burocracia em demasia que forma obstáculos após obstáculos à criação de novas ideias e estratégias, tornando-nos menos competitivos.

Preocupa-me o modo como o atual parlamento europeu funciona, as falhas da união monetária (euro) que muito bem foi arquitetada mas muito mal executada tem sido e outros tantos aspetos que poderia, infelizmente, nomear.

É perentório mudar a mentalidade das pessoas pertencentes a esta União Europeia. 

Esta União entre Estados-membros independentes tem de ser vista como uma Mãe, uma mãe que fala e ouve todos os seus filhos, que trata todos os seus filhos de uma forma igual e imparcial, uma mãe que deseja ver todos os seus filhos a crescer lado a lado e não às custas uns dos outros e acima de tudo, uma mãe compreensiva que entenda que todos comentem erros e esses erros fazem parte do crescimento natural. 

O Projeto “União Europeia” não falhou e ainda está longe de falhar mas que seja um aviso a ter em conta para futuro pois algo está mal e se tudo se mantiver igual, a Mãe que é esta Europa pode simplesmente tornar-se uma tia abandonada. 

E o mais importante é que todos os Países Europeus estejam dispostos a ajudarem-se nos tempos dificeis, a dialogarem para alcançar objetivos comuns, serem compreensíveis entre eles e que trabalhem todos com o mesmo propósito, uma EUROPA INSUPERÁVEL!

Quero, desejo e precisamos de uma Europa unida e forte!



David Cunha
JS Lousada
in: TVS