Pedro Machado: Presidências Abertas num concelho para todos



É recorrente ouvirmos a população referir que a classe política nacional apenas percorre as ruas e contacta a população, no decorrer das campanhas eleitorais. Presume-se um comportamento eleitoralista e vulgarmente atribuído à necessidade eleitoral uma vez que após as eleições e no decorrer do mandato, os eleitos tendem a remeter-se aos gabinetes, rodeados de papelada e burocracia própria do nosso país, esquecendo quem os elegeu de forma consciente ou inconsciente e negligenciando as suas promessas.

A iniciativa do Presidente da CM Lousada – Pedro Machado, em implementar as Presidências Abertas no concelho de Lousada, é de louvar. Ademais, nota-se o carater puro com que o faz, dado estarmos a atravessar um período de acalmia eleitoral. Nos primeiros meses de mandato e após uma eleição ganha, muito devido ao seu meritório valor e dedicação pessoal, parte novamente para a rua e centra-se na proximidade com os cidadãos das “25” freguesias Lousadenses.

Esta forma de estar na política local merece reconhecimento por parte dos cidadãos. Uma atitude renovada, virada para as pessoas, empresas e instituições locais. Recolhendo junto do povo as suas opiniões, sugestões e partilhando experiências, mas também ouvindo os seus problemas. Uma oportunidade para debater ideias com os estabelecimentos de ensino, paróquias e empresários, auscultando a população e atendendo as mais diversas pessoas no seu contexto local e até familiar.

Será certamente uma experiência enriquecedora, onde os cidadãos poderão partilhar os seus pontos de vista e ter um recetor atento das suas preocupações locais. Numa era onde as novas tecnologias imperam, esta atitude pessoal e política por parte do Presidente da CM Lousada, revela-se fundamental para aproximar ainda mais os cidadãos Lousadenses com a presidência.

Freguesia a freguesia, rua a rua, cidadão a cidadão. Todos poderão ser ouvidos e consultados.