Quer Público ou Privado? Que educação será esta?

David Cunha
A notícia não é nova, mas para não variar muito, face aquilo que estamos habituados a ver, o nosso governo decidiu avançar com uma ajuda substancial às escolas privadas, introduzindo o conceito de “cheque-ensino”, num país onde o serviço público perde verbas a cada dia que passa.

A verdade é que este “cheque-ensino” é uma forma silenciosa de acabar com o ensino público no nosso país.
Vejamos a recente reação do Primeiro-ministro Sueco quando assumiu o erro de ter dado tanto relevo ao ensino privado e querer agora nacionalizar as escolas suecas, de forma a recuperar a qualidade do ensino, refletida negativamente no recente relatório PISA?

A Suécia, tem sido um país onde a nossa opinião pública se remete para identificar tudo o que é bom, mesmo sem qualquer conhecimento profundo ou verificabilidade. Basta dizermos que algo foi adotado num país nórdico para toda a gente se render sem sequer questionar a veracidade dos factos.

Ainda assim, neste “país exemplar”, com a privatização sucessiva do Ensino começou a existir uma maior seleção dos melhores alunos por parte das escolas privadas rejeitando aqueles que supostamente não eram tão competentes, acabando logo com a idealização de igualdade e promoção da qualidade na totalidade dos estabelecimentos de ensino. Os resultados negativos, não se fizeram esperar.

Sabemos que isto também vai acontecer no nosso país. Sabemos também que este sistema nunca irá cobrir todo o território nacional devido à difícil situação económica que passamos e continuaremos a passar, logo nem todas as famílias terão a oportunidade da livre escolha. Sabemos que há um sentimento de repulsa por parte do Governo a tudo o que é serviço público e sabemos que aquilo que está em causa é a defesa ideológica de uma ideia pré concebida para defender as escolas privadas e desmantelar o ensino público.
É lamentável que aqueles que dizem não precisarem do Estado para nada, sejam os primeiros a quererem fazer depender a prosperidade dos seus negócios desse mesmo Estado. Mas que ideologia é esta?

Com isto tudo pergunto-me até quando o nosso ensino público durará e no que se irá tornar esta governação descabida e sem nexo dos senhores governantes que tentam neste momento implementar medidas educativas nórdicas que comprovadamente não resultaram.

É inacreditável como estamos sempre à procura do insucesso.

in: TVS