Caros Lousadenses,
Desejo um excelente ano de 2024, com saúde e realizações pessoais e profissionais.
Este ano que hoje acaba não foi fácil. Depois da saída da pandemia, deparamo-nos com uma crise inflacionista e com uma nova guerra, com todas as repercussões nefastas que daí advêm.
Mas, apesar das dificuldades, temos boas notícias!
Na Educação concluímos importantíssimas obras de requalificação dos nossos estabelecimentos de ensino, com intervenções em 10 escolas básicas e três investimentos avultados nas Escolas Básicas e Secundárias de Lustosa, Nevogilde e Caíde de Rei. Enquanto a grande maioria dos municípios do país ainda tem esse grande desafio pela frente, Lousada já tem esse problema resolvido. Com um investimento total superior a 7 milhões de euros, estão, assim, asseguradas as melhores condições para as nossas crianças, professores e pessoal não docente. Faltam apenas algumas pequenas intervenções em alguns jardins de infância e escolas primárias, sobretudo ao nível da climatização, que serão efetuadas em 2024.
Na Saúde, com a transferência de competências do Estado, assumimos este ano a gestão dos edifícios e dos Assistentes Operacionais, e conseguimos assegurar, através do PRR, o financiamento de investimentos fundamentais para o futuro. A construção de um novo Centro de Saúde na área oeste do concelho, que ficará localizado junto à Estrada Nacional 106, no cruzamento de Lagoas, em Nevogilde, muito próximo de freguesias como Nespereira, Casais, Lodares, Figueiras e Covas, é a maior novidade, num investimento de 2,6 milhões de euros e que dotará esta área geográfica de um novo polo de saúde.
Faremos também a reabilitação do Centro de Saúde de Lousada que há muito era necessária, assim como uma ampliação do Centro de Saúde de Lustosa. Para além disso, o Centro de Saúde de Meinedo será ampliado e será criada a Unidade de Saúde Familiar (USF) de Caíde de Rei, de forma a ser possível fixar definitivamente mais médicos de família. Todos estes investimentos representam quase 5 milhões de euros.
Investimos também nas freguesias com importantes aquisições de espaços que podem ajudar diversas festividades como é o caso da Romaria Senhora Aparecida e as Festas de Nevogilde, com um grande aumento das áreas de domínio municipal. Adquirimos também um espaço para um parque em Macieira e estamos em vias de concretizar a aquisição de terrenos para as necessárias ampliações dos cemitérios de Aveleda, Figueiras e Meinedo.
Na Habitação vamos arrancar este ano com investimentos em habitação acessível em diversas freguesias como é o caso de Vilar do Torno e Alentém, Meinedo, Boim, Sousela e Nevogilde. Está ainda previsto que o IHRU apoie o Município na construção de mais habitações no Torno, inicie os procedimentos para a construção de mais 45 habitações em frente ao edifício da GNR e termine as obras no Bairro Dr. Abílio Moreira.
No que se refere aos equipamentos sociais liderados por diversas IPSS do concelho, já estão em fase de construção, com o apoio do Município, as novas creches em Meinedo, Caíde de Rei e foram iniciadas as obras em Cristelos, no terreno contíguo à Escola Básica Professor Marnoco e Sousa (escola preparatória).
Foi também adjudicada pela ACIP a obra do novo Lar Residencial para Idosos com capacidade para 60 utentes, localizado em Nevogilde, mas temos mais projetos para o futuro.
Apoiamos as IPSS locais para estes investimentos e pretendemos que o concelho venha a obter a aprovação de candidaturas para uma unidade de apoio à Saúde Mental, na antiga escola de Santa Margarida, e uma nova creche em Santo Estevão.
No Desporto, para além do apoio que regularmente damos aos nossos clubes, estamos a desenvolver um plano de requalificação para novos sintéticos nas freguesias de Aveleda, Boim, Figueiras, Lodares e Nespereira, estando também a ser ultimadas as negociações para a aquisição dos terrenos do campo de Lagoas e a área suficiente para a sua ampliação e criação de acessibilidades, que permitam melhorar as condições existentes.
Nos últimos dias lançamos a abertura de alguns concursos públicos, a que se seguirão outros no início de 2024, tendo em vista a continuação do plano de requalificação da rede viária concelhia.
Estamos a conseguir captar cada vez mais empresas e consequentemente emprego mais qualificado. A área de acolhimento empresarial de Caíde de Rei, concluída recentemente, será fulcral nesta estratégia, dada a sua localização, mas também pela construção do Centro de Formação Profissional do IEFP, com um investimento de 16 milhões de euros, financiado pelo PRR, que trará para Lousada formação profissional de muita qualidade e em áreas de elevada empregabilidade.
Todos estes investimentos e planos obedecem à premissa que nos distingue, desde longa data, de Contas Certas, como sempre habituamos os Lousadenses. Aliás, fechamos este ano com um excelente resultado financeiro, mesmo tendo os impostos mais baixos da região, com o IMI na taxa mínima legal, redução do IRS e inexistência de derrama para as nossas empresas.
Muito haveria a dizer, mas fica a certeza de que muito mais será ainda realizado, mediante o trabalho de toda a nossa equipa autárquica que continuará empenhada ao máximo em trabalhar para Lousada.
Votos de um Excelente 2024!