CM Lousada: Um grande investimento nas freguesias do concelho

Ao longo das últimas duas décadas, os destinos de Lousada foram dirigidos exemplarmente por Jorge Magalhães. É claro e óbvio para todos que as suas equipas de 1989 a 2013 transformaram Lousada pela positiva e colocaram este nosso concelho no mapa autárquico das boas práticas.

Nestes anos, a oposição centrou-se em tentar explorar algumas possíveis linhas programáticas que, a seu ver, estariam a ser mal conduzidas, mas que sempre foram rebatidas e pouco ou nenhum acolhimento tiveram junto da opinião pública. É certo também que num país democrático que somos, o papel da oposição é importante, desde que se centrem em alternativas viáveis, com soluções e não remetendo-se apenas na crítica pouco coerente ou na vã esperança que tudo corra mal.

É por este motivo que depreendo que não é fácil ser oposição em Lousada já que a forma como o município foi e é gerido, deixa pouco espaço para críticas coerentes e acertadas, havendo unicamente espaço a alguma obsessão pessoal contra algo ou alguém.

Com um novo Presidente – Pedro Machado, houve um compromisso de colocar Lousada sempre a crescer e isso efetivamente foi atingido.

Desde 2013 o desemprego em Lousada desceu de forma incomparável e o emprego subiu em flecha. 

O investimento da autarquia aumentou, nomeadamente em 2014/2015 (segundo o Anuário Financeiro), ou seja, fora dos períodos eleitorais. A educação, emprego, ação social, ambiente e a captação de investimento empresarial obteve notórias melhorias, assim como a diversificação cultural de um Município que não pretende ter uma única marca mas sim várias, desde que tragam retorno, pluralismo e diversidade a Lousada – tal como acontece com as grandes cidades que apostam em várias marcas passiveis de gerarem sucesso.

Poderia abordar muitos mais factos, mas quero centrar-me num único ponto - Freguesias.

Uma das críticas que ouvíamos antes de 2013 é que a CM Lousada apenas investia no centro da Vila. Apesar de discordar, é notório que houve uma série de investimentos feitos nesta zona geográfica que só poderiam ser feitos naquela altura mediante a existência de financiamento comunitário exclusivamente para esse fim. Foi aproveitado e bem!

No entanto, essa crítica veio a desaparecer, com particular incidência nos últimos anos/mandatos porque nos deparamos com o maior investimento de sempre feito nas freguesias do concelho.

Em primeiro lugar, muitos já se esqueceram que a construção de 7 novos centros escolares foi planeada no último mandato de Jorge Magalhães e executada nos primeiros anos do atual mandato de Pedro Machado, trazendo excelentes condições de ensino a milhares de alunos, professores e toda a comunidade escolar – Meinedo, Caíde de Rei, Lodares, Cristelos, Nespereira, Sousela e Casais; sendo que outras freguesias já tinham sido abrangidas com investimentos no parque escolar durante a Presidência de Jorge Magalhães.

A iluminação LED que iniciou a sua colocação em 2015 nas freguesias de Barrosas (Santo Estevão) e Lustosa, numa perspetiva de descentralização, terminando a sua colocação no centro da Vila, foi acolhida com muito agrado pela população, resolvendo uma situação forçosamente tomada no passado, acrescentando a isso uma enorme poupança energética e proteção ambiental.

Os protocolos de delegação de competências da CM Lousada nas Juntas de Freguesia do concelho de Lousada, distribuíram milhões de euros de investimento para que todas as Juntas de Freguesia tenham maior proximidade e ação efetiva junto dos seus habitantes, sendo que é a Câmara Municipal de Lousada que paga grande parte das obras e melhoramentos executados com a óbvia e excelente colaboração de todos os autarcas de freguesia

Mas este investimento nas Juntas de Freguesia não se esgota, uma vez que também se considera como investimento todas as verbas e/ou subsídios/materiais/transporte destinados às associações locais de forma que exerçam o seu exemplar trabalho nas suas comunidades do melhor modo possível e com a colaboração da CM Lousada.

Fazendo um rápido levantamento dos dados financeiros disponíveis nas Câmaras Municipais da nossa região, o investimento do Município de Lousada nas freguesias é comparativamente superior a qualquer uma das autarquias do Vale do Sousa e Baixo Tâmega.

Para finalizar e não abordando outro tipo de investimentos, observamos a sustentada evolução das obras nos parques desportivos concelhios, em particular destaque para a colocação de pisos sintéticos ao longo de 2017 (Macieira, Aparecida, Caíde de Rei, Romariz e Nevogilde) e vemos em marcha um plano municipal de reabilitação da rede de estradas do concelho, abrangendo quase a totalidade das 25 freguesias, sendo que as freguesias não abrangidas neste momento já tiveram no passado recente várias intervenções nos seus eixos viários principais.


Parece-me claro que não há nenhum Município na nossa região que nos últimos 4 anos tenha investido tanto nas suas freguesias como Lousada.

Artigo de Opinião
Nelson Oliveira (TVS)